Teste Teste Teste Teste

sábado, 20 de novembro de 2010

JOJUPS: ABERTURA DA FASE FINAL EM FOZ DO IGUAÇU


Suellen Cristina Monzon




































Com muita animação teve início a fase final dos 24.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup's), na noite dessa sexta-feira (19/11), no ginásio do Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. A competição vai até o dia 28 de novembro, com a participação aproximada de 6 mil pessoas de 99 municípios. No desfile das delegações, menos de 70 foram representadas, porque 30 delas foram dispensadas do cerimonial de abertura por não competir no primeiro dia de disputa, neste sábado.
Márcio Ferreira, secretário de Esporte de Foz do Iguaçu, representando o prefeito Paulo Mac Donald Ghisi, abriu a sessão de discursos com a aprovação dos atletas. Deu seu recado em menos de um minuto. “Meus agradecimentos a todas as pessoas e entidades que ajudaram para a realização deste evento. Esperamos que em breve vocês voltem com seus familiares para Foz do Iguaçu, porque aqui é um lugar especial do Paraná e do Brasil”, resumiu sob aplausos.
O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, empolgado com a receptividade falou um pouco mais, representando o governador Orlando Pessuti. “Esta competição é uma porta para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Vocês estarão na faixa etária ideal para competir em todas as modalidades. Hoje, Foz do Iguaçu não é apenas a capital do turismo, mas também a do esporte paranaense.”
Como Marco Aurélio também destacou o esforço do secretário de Esporte, Márcio Ferreira, foi chamado novamente ao palco para entregar uma homenagem ao dirigente municipal e fazer a declaração de abertura da competição. “A Paraná Esporte se sente honrada com os Jogos da Juventude em Foz do Iguaçu, e isso se deve muito ao Mário Ferreira. Declaramos aberta a fase final do Jogos da Juventude do Paraná.”
Guilherme Luiz Vieira
A solenidade seguiu com o acendimento da pira olímpica e juramento do atleta, entre outros rituais. Guilherme Luiz Vieira, atleta da natação campeão sul-brasileiro nos 50 e 100 metros livres, bem como recordista paranaense nessas duas provas, conduziu a tocha até a pira. Já Suellen Cristina Monzon, do handebol, fez o juramento do atleta. Além de vários títulos no município, estado e país, ela integrou a seleção paranaense infantil em 2006 e 2007 e a seleção brasileira cadete em 2008. Depois da confraternização, a festa foi encerrada com a apresentação da seleção de basquete de Foz do Iguaçu em cadeiras de roda.
COMPETIÇÃO
Os Jogos da Juventude são disputados por seleções municipais com atletas de até 18 anos de idade. Estão na disputa 535 equipes em 16 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. As exceções do futebol, só para o sexo masculino, e a ginástica rítmica, só feminino, as demais são disputadas nos dois gêneros.
Os confrontos na maioria das modalidades começam neste sábado (20/11), quando já serão conhecidos os primeiros medalhistas, no atletismo, karatê, judô e xadrez na especialidade relâmpago. Entre as modalidades individuais têm início neste sábado também a ginástica rítmica e o tênis de mesa. Das coletivas, começam neste primeiro dia de disputa o basquete, futebol, futsal, vôlei e vôlei de praia, mas nem em todas categorias – são duas divisões nos dois sexos.
No decorrer da semana terão início o handebol, a partir deste domingo (21/11), depois o tênis, quinta-feira (25/11), as disputas de ciclismo, judô e natação, na sexta-feira (26/11), e por último o taekwondo, sábado (27/11). As disputas serão em 18 locais destacando o Complexo Esportivo Costa Cavalcanti, onde serão realizados jogos de futsal e mais as modalidades de atletismo, natação e vôlei de praia.
Em termos de equipes, nas modalidades disputadas pelos dois sexos, apenas duas terão mais do feminino que do masculino: karatê (17 contra 16 equipes) e vôlei de praia (21 contra 20 equipes/duplas). Em outras duas há empate: judô (25 do feminino e 25 do masculino) e vôlei (18 a 18). Nas demais há mais equipes do sexo masculino que do feminino, mas apenas em algumas a diferença é significativa: 27 a 18 (atletismo), 17 a 9 (ciclismo), 22 a 15 (taekwondo) e tênis (12 a 7). No total, das 535 equipes, 245 são do sexo feminino e 290 do masculino.
A fase final dos Jogos da Juventude do Paraná é promovida pela Paraná Esporte em parceria com a prefeitura de Foz do Iguaçu. Antes da fase final foi realizada a fase regional, em oito sedes, como seletiva para a fase final nas modalidades de basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei, da Segunda Divisão, e de vôlei de praia e xadrez disputadas em divisão única.

Governo do Paraná
Secretaria de Estado da Educação
Paraná Esporte
Coordenação da Comunicação
Moacir Domingues
Fotos de Leila Nunes
←  Anterior Proxima  → Inicio
Postar um comentário

Seguidores

Total de visualizações